Sobreiro: O rei do montado



Na vida tudo funciona por modas, mas no que diz respeito à natureza não podem existir modas, mas sim uma constante preocupação pela conservação e pela protecção do nosso património natural.




O Sobreiro ou Chaparro (Quercus suber) é uma árvore da família do carvalho e existente apenas no Sul da Europa e Norte de África, principalmente nas zonas de montado.



É uma árvore de porte médio, com uma copa muito ampla, ideal para as sestas nos dias de calor. Ela atinge uma altura média de 15-20 metros e se bem conservada pode chegar a atingir os 25 metros.
É no seu tronco que se desenvolve a parte mais importante desta árvore, a cortiça. A cortiça é nada mais nada menos que a casca da árvore e esta proporciona-lhe protecção contra o fogo, permitindo muitas vezes que a mesma sobreviva a incêndios que matam outras árvores. 
Por ser espessa e suberosa, a cortiça é considerada de grande valor pelas suas múltiplas utilizações. 


A sua principal utilização é na produção de rolhas para as garrafas de vinho. A rolha de cortiça tem características intrínsecas únicas, que interagem com o vinho de forma benéfica. Protege o vinho contra variações de temperatura e impede que este se deteriore com o tempo devido à sua impermeabilidade, resistência à humidade e à decomposição.



No entanto muitas outros objectos podem e têm vindo a ser fabricados com este material, principalmente acessórios, tais como malas, chapéus, sapatos, colares, anéis, brincos entre muitos outros. 







Ao protegermos o Sobreiro estamos a proteger também o montado, principal habitat do Lince ibérico e de muitas outras espécies protegidas como Águia-imperial, Águia de Bonelli, ou a Cegonha preta.



Como proteger esta espécie?


  • Quando comprares vinho opta por garrafas com rolha de cortiça.
  • Apoia a produção de cortiça, optando, sempre que possível, por produtos feitos deste material.
  • Denuncia qualquer atentado a esta espécie. 
  • Quando fores ao campo, seja para acampar, passear ou fazer um pic-nic, não deixes lixo. Recolhe o lixo e deposita-o no 1º contentor que encontrares. A natureza não vai limpar por ti.

Aqui deixo alguma informação extra para os mais curiosos ;)






Comentários

  1. Sem dúvida uma árvore majestuosa.

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário